ESCOLA
ESTADUAL JOCA COSTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE MOBILIDADE
Cláudia Rocha Trindade
claudiadno@yahoo.com.br
Odair José R. da Silva
odairrnovojardim@hotmail.com
Sueli Santina P. Bezerra
sueli.santina@yahoo.com.br
Thayz de Melo A. Pires
Resumo
Este
trabalho objetiva pontuar a influências das tecnologias no mundo atual
refletindo na educação, descrevendo a trajetória do Programa UCA na Escola
Estadual Joca Costa desde a sua implantação, trazendo modernização da gestão
administrativa e pedagógica, oportunizando crescimento profissional com a
formação continuada em equipe, apresentando a contribuição dos recursos tecnológicos
agregados ao currículo, bem como a mobilidade nos diversos espaços da escola,
possibilitando a inclusão digital aos alunos e suas famílias.
Palavras-chave:
Projeto UCA. Trajetória. Currículo. Mobilidade.
Abstract:
This work aims to score the influence of technology in today's world reflected in education, describing the trajectory of the Institute Program at the State School Joca Coast since its inception, bringing modernization of administrative and teaching, providing opportunities for professional growth with the continued training team, with the contribution of technological resources added to the curriculum, as well as mobility in different areas of the school, enabling digital inclusion for students and their families.
Keywords: Design Institute. Trajectory. Curriculum. Mobility.
This work aims to score the influence of technology in today's world reflected in education, describing the trajectory of the Institute Program at the State School Joca Coast since its inception, bringing modernization of administrative and teaching, providing opportunities for professional growth with the continued training team, with the contribution of technological resources added to the curriculum, as well as mobility in different areas of the school, enabling digital inclusion for students and their families.
Keywords: Design Institute. Trajectory. Curriculum. Mobility.
Introdução
Atualmente avanços tecnológicos vêm
acontecendo na área da educação, pois tudo está em transformação não vivemos em um mundo
estático, mas sim dinâmico, e isso já acontece no quesito educação, deixando
para trás aquele ensino tradicional, no qual os educadores eram os detentores e
provedores de conhecimento dando lugar para uma nova educação, uma mais
dinâmica, inovadora e informatizada, colando o aluno como autor de sua
aprendizagem e o professor como mediador e facilitador desse conhecimento.
O século XXI trás essa inserção das
tecnologias digitais às escolas públicas. Neste sentido, o esforço atual é
acrescido do desafio de disseminar e promover o uso pedagógico do laptop
educacional com o Projeto Um Computador por Aluno-UCA, que prioriza no seu sentido mais amplo a
inclusão digital e uma melhoria na qualidade da educação.
Diante disso, o Governo Federal em parceria com os governos Estaduais e
Municipais, através das Secretarias de Educação, entidades acadêmicas e
cientificas, vem viabilizando o desenvolvimento de um projeto de inclusão
digital nas escolas publicas.
Com
isso, crianças, adolescentes e jovens de todos os níveis socioeconômicos são
desafiados a usar interativamente o computador, desenvolvendo novas habilidades
simultâneas e compartilhando conhecimento, emoções e nivelando os alunos das
escolas publicas em um padrão de equidade em relação aos alunos de escolas
particulares, onde a informatização do ensino já é uma realidade.
Em
virtude disso, observa-se que os laptops são uma ferramenta pedagógica que contribui para aquisição do conhecimento,
inovando e dinamizando o processo de ensino e aprendizagem, tendo como objetivo
principal a inclusão, dos alunos e seus familiares na qual visa propiciar uma
educação de qualidade para todos que estão inseridos nesse contexto escolar.
Acredita-se
que a utilização dessa ferramenta conectada a internet, irá oferecer novas
possibilidades de aprendizagem ao aluno, sendo ele um sujeito mais ativo nesse
processo de construção de conhecimento, abrindo um leque para novas tendências
pedagógicas, inovando o contexto educacional. “Todo professor que se preocupa
com a transferência, com reinvestimento dos conhecimentos escolares na vida
(Mendelsohn, 1996) teria interesse em adquirir uma cultura básica no domínio
das tecnologias-quaisquer que sejam suas práticas pessoais-, do mesmo modo que
ela é necessária a qualquer um que pretenda lutar contra o fracasso escolar e a
exclusão social”. (Perrenoud, 2000, p.139).
Entretanto,
há um grande desafio a ser rompido, no que se refere essa tecnologia digital,
pois nós, enquanto educadores não foram preparados para lidar com essa
ferramenta em sala de aula, porém ela está bem presente no nosso dia a dia,
principalmente no meio das crianças e adolescentes”. Cada vez mais os
computadores, CD-ROMs, MP3, e outras multimídias farão uma séria concorrências com professores, se
estes não quiserem ou não souberem utilizá-los para enriquecer seu próprio
ensino”. (Perrenoud, 2000, p.137). Com isso, os profissionais da educação têm
que buscar meios (cursos de informática) para sanar essas dificuldades que
impede o professor de estar falando a mesma língua com os alunos. Dessa forma,
o professor estará apto a desenvolver um trabalho pautado nas exigências tecnológicas,
em consonância com proposta do Projeto UCA, e a proposta pedagógica da escola,
bem como trabalhar conteúdos com a realidade que os alunos estão inseridos.
Assim espera-se que com o uso do laptop em
sala de aula os professores desenvolvam um trabalho de qualidade e realmente
inovador, possibilitando oportunidades de integração com novas tecnologias e
desenvolvendo novas habilidades.
Trajetória
do Programa UCA na Escola Estadual Joca Costa
A partir do ano de 2008, quando houve
adesão e lançamento do Projeto UCA pela Seduc, houve sensibilização da
comunidade escolar e capacitação da equipe gestora; adaptação da estrutura
física para instalação da rede lógica; eleição e capacitação dos monitores do
UCA, para acompanhamento aos alunos na sala de aula e assim, possibilitar a
implantação do referido projeto em 2010.
É notório que os professores tem
consciência que os alunos de hoje demandam novas abordagens e métodos de
ensino para favorecer um aprendizagem significativa e prazerosa .Crianças e
jovens são considerados nativos digitais bem diferentes dos profissionais que
neste contexto são imigrantes e precisam apropriarem se dos mecanismos
tecnológicos.Neste sentido a escola precisa ser um espaço de criação de cultura
e deve agregar práticas inovadoras em seu fazer diário .Dai a necessidade de
formação em equipe.Pensando assim a escola oferece oportunidade para que todos
explorem as tecnologias analisando suas potencialidades, aprimorando sua
aprendizagem, procurando refletir sua práxis buscando continuamente uma
auto formação.Com a chegada dos laptops
na escola foi imprescindível a preparação do professor e demais profissionais .
A partir deste ano a formação dos profissionais acontece na escola, através do ambiente e-proinfo.
No ano de 2011, a escola implantou
metodologias de ensino a serem desenvolvidas durante o ano, como resultado do
estudo do módulo III do curso: resolução de problemas, Problematização e
Projetos de Aprendizagem, utilizando os aplicativos dos laptops
no planejamento e
execução dessas metodologias
em sala de
aulas e nos
projetos extraclasse.
Agregado ao Projeto
Político Pedagógico, espera-se em 2012
um maior suporte tecnológico, através da utilização dos aplicativos dos
laptops, vinculadas ao planejamento dos professores e a formação continuada de
toda equipe, utilizando os notebooks e laptops na gestão de sala de aula e nos
diversos espaços da escola, em favor do currículo escolar. Assim, os professores e alunos terão uma
importante ferramenta de pesquisa, criação e socialização do conhecimento. Isso
vai favorecer à comunidade escolar a
inclusão digital, oferecendo oportunidades de integração com novas tecnologias
e o desenvolvimento de novas habilidades e competências.
Com a implantação do
projeto UCA, houve a modernização da gestão administrativa e pedagógica,
instrumentalizando a equipe gestora e cada professor com um notebook e cada
aluno com um laptop. Assim, a escola procurou garantir a formação continuada
não somente a nível técnico, mas fundamentalmente pedagógica, com
orientação e acompanhamento especializado e específico, seguindo a proposta do
PROGITEC entendendo que os professores precisam apropriar-se da tecnologia em
função de seus interesses profissionais, para que possa situar-se, avaliar e
planejar sua aplicação em
aula. Como resultado da adesão ao referido projeto, passamos
a ter aulas mais dinâmicas e interativas, professores e alunos pesquisadores,
planejamentos com inserção das tecnologias digitais e divulgação dos projetos
da escola em seu blog ( jocaucadno.blogspot.com). As aulas expositivas, o papel, as
pesquisas de campo, os trabalhos de laboratórios, as consultas na web são
recursos complementares, que são utilizados de maneira integrada e inteligente.
Exatamente o oposto do que se faz na educação convencional, que desperdiça o
mais precioso de todos os recursos. o Professor
fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador
de situações de aprendizagem. Para complementar esse trabalho, o laboratório de
informática desenvolve projetos e ações, visando garantir o êxito da incorporação do
recurso informático como instrumento útil para a atividade intelectual,
criativa e profissional, tanto dos professores, como do alunado e da
comunidade.
Durante a trajetória do
programa UCA enfrenta-se desafios
como: a troca do diretor, coordenadora do UCA , rotatividade
de professores , provocando descontinuidade da formação , tendo que recomeçar
sempre, com dois grupos paralelos de formação inicial(novatos) e de sustentação
(os que permaneceram).
Contudo, acredita-se que o
resultado deste trabalho é fruto de uma equipe unida, comprometida, que
acredita naquilo que faz e colabora positivamente para a melhoria da qualidade
da educação na escola e no Estado. Portanto espera-se das instâncias
superiores, o reconhecimento da
necessidade de tempo destinado à
formação continuada dos profissionais em serviço.
Concepção de Currículo
Entender o currículo como atividade
interativa é assumí-lo como ente que comporta todas as experiências educativas,
sob responsabilidade da escola. Implicitamente, essa perspectiva assume em
última instância que o currículo é uma construção realizada entre professor e
aluno, em geral na criação ativa de todos aqueles que direta ou indiretamente
participam da vida da escola.
Melhorar a qualidade da educação e da formação
dos jovens que freqüentam o ensino fundamental é a principal finalidade da
revisão curricular que se concretiza na Escola Estadual Joca Costa.
O computador, a internet, permite uma forma
de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam experiências e
informações entre si. Um texto que já tem varias coisas inclusas: som, imagem,
animação, texto, tornando atrativo.
A tecnologia, outrora restrita as
aulas de informática, passa a fazer parte
do cotidiano de alunos e professores.
No Brasil a grande maioria dos
alunos não possui recursos tecnológicos avançados em casa e na escola, principalmente
na escola pública.
A escola precisa fazer a ponte
continuamente entre a teoria e a prática, entre a realidade local ,nacional e
internacional.
A escola tradicional está organizada
segundo tempos e espaços que são fixos e limitados ao ambiente escolar. A
tecnologia, com o uso contínuo dos laptops, permite romper com essa concepção,
uma vez que sua portabilidade possibilita o uso em outros ambientes dentro e
fora da sala de aula. Além disso, essa mobilidade flexibiliza os tempos escolares,
pois a aprendizagem pode se dar tanto no tempo formal da escola como em outros
momentos do dia-a-dia dos educandos e educadores.
Isso vai favorecer a
comunidade escolar a inclusão digital, oferecendo oportunidades de integração
com novas tecnologias e o desenvolvimento de novas habilidades e competências.
Concepção
de Tecnologias Agregadas ao Currículo Escolar
A educação é composta a
partir de um processo histórico e culturalmente construído, desse modo torna-se evidente a necessidade de
se avaliar os pontos fundamentais na elaboração das novas propostas de ensino e
aprendizagem, levando em consideração os avanços da ciência e da tecnologia
pois esses avanços apresentam inúmeros desafios e
exige do sistema educacional uma postura diferenciada, voltada para a cultura digital, pois no contexto das
diretrizes curriculares, com referência as tecnologias, dispõe:
Capitulo II, § 3º A base nacional comum e a parte
diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com disciplinas
específicas para cada uma dessas partes, mas devem ser organicamente planejadas
e geridas de tal modo que as tecnologias de informação e comunicação perpassem
transversalmente a proposta curricular, desde a Educação Infantil até o Ensino
Médio, imprimindo direção aos projetos político-pedagógicos.
Considera-se
então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da
comunidade escolar resumindo a definição de currículo como um conjunto de
conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação. Os
avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que
permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias
aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para
produzir e disponibilizar
conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os
envolvidos na elaboração de projetos. A interatividade se refere ao fato de que
a experiência associada a necessidade escolar tem como resultado uma alteração
no comportamento formal de educação.
Portanto, o uso do termo interatividade na aplicação das tecnologias ao
currículo tem como suporte a comunicação com os participantes garantindo o
equilíbrio de projetos. A integração das tecnologias ao currículo se estabelece
através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que,
desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz,
possa ter um resultado que supra as necessidades educacionais de uma instituição
de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de
educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao
currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores
considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização
de um trabalho.
Desse modo os governos estaduais e
federais vêem trabalhando muito para que
as escolas possam integrar ao seu
projeto, ferramentas que poderão
inserir professores e alunos ao mundo da
comunicação informatizada. E, a partir desse pensamento de inclusão digital,
surgiu o projeto UCA ( Um computador por aluno) no Tocantins.
O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como
objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e
adensamento da cadeia produtiva comercial no Tocantins, especificamente na
Escola Estadual Joca Costa, além de integrar o sistema
educacional brasileiro ao novo modelo de
sociedade – a sociedade digital.
Mobilidade nos Diversos Espaços da Escola
Recreio
legal
Segundo o PCN de Educação Física
um dos objetivos da educação é ajudar as crianças a conviverem em grupo de
maneira produtiva e de modo cooperativo. Para tanto é preciso proporcionar
situações em que aprender a dialogar, ao ouvir o outro, ajudá - lo, pedir ajuda,
trocar idéias e experiências, aproveitar criticas e sugestões sejam atitudes
possíveis de serem exercidas.
Dessa forma durante o recreio dirigido o laptop é utilizado pelos alunos
que exploram os aplicativos lúdicos, jogos, câmera, filmagem. Quando brinca, a
criança aprende e ensina sobre o mundo em que vive e inicia a sua relação com o
mesmo. Através do jogo ,a criança satisfaz suas necessidades interiores pelo
prazer e esforço espontâneo .Assim espera-se a realização de um recreio
saudável ,diminuindo as brincadeiras violentas,as correrias e que contribua com
o bem esta físico e emocional de todos. Com objetivo de promover a mobilidade
dos laptops em diversos espaços da escola. Sentimos esta
necessidade pois nos dias atuais as
crianças estão cada vez mais focadas nos jogos eletrônicos nesta era digital em
que vivemos, por este motivo procuramos trabalhar este projeto objetivando
levar ao conhecimento das crianças formas diferentes de brincar, de forma divertida,
saudável e criativa pois o jogar e o brincar são atos indispensáveis a saúde
física, emocional e intelectual, pensando assim procuramos resgatar e valorizar
as brincadeiras para muitos desconhecidas, para tanto cada professor trabalhou
este resgate em sala de aula através de pesquisas,usando os aplicativos dos
laptops, entrevistas com a família e comunidade local, que foram fotografadas e
filmadas com os laptops, produções textuais, usando o kword e desenhos usando o
tux paint, como forma de desenvolver a linguagem, o pensamento, a socialização,
a iniciativa e a auto-estima, preparando-os para ser cidadãos capazes de
enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
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Laptop
no Reforço, Atividades do Para Casa, Aula de Campo e Ensaios.
Com
o intuito de melhorar a qualidade da aprendizagem de nossos alunos, a equipe desta Unidade
Escolar, propõe-se a oferecer aulas de reforço para os alunos que
apresentam dificuldades na aprendizagem escolar.
Sendo assim, o processo de ensino e
aprendizagem, é o tema central desta
proposta cuja tônica é contribuir para que os alunos possam representar melhor a realidade , comunicar seu
pensamento e estabelecer relações
equilibradas e satisfatórias.
Nesse sentido, segundo DROVET (1990),
considera-se os conhecimentos prévios
dos alunos, os quais determinam a
possibilidade de aprender. Logo , o
professor levará em consideração tais
conhecimentos no momento de elaborar
seu planejamento e suas propostas de atividades.
Então, de acordo com os princípios
construtivistas, ao perceber que o aluno
encontra dificuldades referentes a
aprendizagem , a equipe
escolar, fez um levantamento
desses alunos por turma e preparou atividades diversificadas de acordo as
necessidades percebidas.Junto com
os materiais pedagógicos os professores
utilizam os aplicativos do laptop favorecendo uma aprendizagem significativa e atualizada.
Para contribuir com a inclusão digital
dos alunos e seus familiares, os professores planejam atividades para casa que
serão desenvolvidas no laptop, possibilitando
um contado prolongado com essa ferramenta tecnológica.
Outra
pratica freqüente é o uso do laptop para
fotografar ,filmar,desenhar,digitar,criar gráficos nas diferentes atividades da
escola como:aula de campo,experiências ,intercambio,passeios culturais,entre
outros.
Durante
a preparação dos eventos o laptop é utilizado para que os alunos ensaiem em
casa músicas, coreografias, facilitando a sua atuação.
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Considerações Finais
Percebe-se
que no campo pedagógicas muitas mudanças permeiam os espaços escolares. Na
Escola Estadual Joca Costa, com a inserção do programa UCA, o laptop vem
auxiliando as atividades curriculares desenvolvidas pelos professores. Quando
há valorização por parte da escola do caráter lúdico e educativo dos
aplicativos, jogos, é que o ambiente escolar se torna adequado ao
desenvolvimento da criança.
Assim
com o auxilio da tecnologia, como um apoio importante e globalizado, a escola
tem a possibilidade de realizar com sucesso, uma educação que contribua para a
formação de cidadãos conscientes, participativos e integrados com os avanços
atuais.
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