quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ESCOLA ESTADUAL JOCA COSTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE MOBILIDADE




ESCOLA ESTADUAL JOCA COSTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE MOBILIDADE



Cláudia Rocha Trindade
claudiadno@yahoo.com.br
Odair José R. da Silva
odairrnovojardim@hotmail.com
Sueli Santina P. Bezerra
sueli.santina@yahoo.com.br
Thayz de Melo A. Pires




Resumo

Este trabalho objetiva pontuar a influências das tecnologias no mundo atual refletindo na educação, descrevendo a trajetória do Programa UCA na Escola Estadual Joca Costa desde a sua implantação, trazendo modernização da gestão administrativa e pedagógica, oportunizando crescimento profissional com a formação continuada em equipe, apresentando a contribuição dos recursos tecnológicos agregados ao currículo, bem como a mobilidade nos diversos espaços da escola, possibilitando a inclusão digital aos alunos e suas famílias.  


Palavras-chave: Projeto UCA. Trajetória. Currículo. Mobilidade.

Abstract:

This work aims to score the influence of technology in today's world reflected in education, describing the trajectory of the Institute Program at the State School Joca Coast since its inception, bringing modernization of administrative and teaching, providing opportunities for professional growth with the continued training team, with the contribution of technological resources added to the curriculum, as well as mobility in different areas of the school, enabling digital inclusion for students and their families.


Keywords: Design Institute. Trajectory. Curriculum. Mobility.



Introdução

           Atualmente avanços tecnológicos vêm acontecendo na área da educação, pois tudo está em transformação não vivemos em um mundo estático, mas sim dinâmico, e isso já acontece no quesito educação, deixando para trás aquele ensino tradicional, no qual os educadores eram os detentores e provedores de conhecimento dando lugar para uma nova educação, uma mais dinâmica, inovadora e informatizada, colando o aluno como autor de sua aprendizagem e o professor como mediador e facilitador desse conhecimento.
 O século XXI trás essa inserção das tecnologias digitais às escolas públicas. Neste sentido, o esforço atual é acrescido do desafio de disseminar e promover o uso pedagógico do laptop educacional com o Projeto Um Computador por Aluno-UCA, que prioriza no seu sentido mais amplo a inclusão digital e uma melhoria na qualidade da educação.
           Diante disso, o Governo Federal em parceria com os governos Estaduais e Municipais, através das Secretarias de Educação, entidades acadêmicas e cientificas, vem viabilizando o desenvolvimento de um projeto de inclusão digital nas escolas publicas.
            Com isso, crianças, adolescentes e jovens de todos os níveis socioeconômicos são desafiados a usar interativamente o computador, desenvolvendo novas habilidades simultâneas e compartilhando conhecimento, emoções e nivelando os alunos das escolas publicas em um padrão de equidade em relação aos alunos de escolas particulares, onde a informatização do ensino já é uma realidade.
            Em virtude disso, observa-se que os laptops são  uma ferramenta pedagógica que  contribui para aquisição do conhecimento, inovando e dinamizando o processo de ensino e aprendizagem, tendo como objetivo principal a inclusão, dos alunos e seus familiares na qual visa propiciar uma educação de qualidade para todos que estão inseridos nesse contexto escolar.
         Acredita-se que a utilização dessa ferramenta conectada a internet, irá oferecer novas possibilidades de aprendizagem ao aluno, sendo ele um sujeito mais ativo nesse processo de construção de conhecimento, abrindo um leque para novas tendências pedagógicas, inovando o contexto educacional. “Todo professor que se preocupa com a transferência, com reinvestimento dos conhecimentos escolares na vida (Mendelsohn, 1996) teria interesse em adquirir uma cultura básica no domínio das tecnologias-quaisquer que sejam suas práticas pessoais-, do mesmo modo que ela é necessária a qualquer um que pretenda lutar contra o fracasso escolar e a exclusão social”. (Perrenoud, 2000, p.139).
         Entretanto, há um grande desafio a ser rompido, no que se refere essa tecnologia digital, pois nós, enquanto educadores não foram preparados para lidar com essa ferramenta em sala de aula, porém ela está bem presente no nosso dia a dia, principalmente no meio das crianças e adolescentes”. Cada vez mais os computadores, CD-ROMs, MP3, e outras multimídias farão  uma séria concorrências com professores, se estes não quiserem ou não souberem utilizá-los para enriquecer seu próprio ensino”. (Perrenoud, 2000, p.137). Com isso, os profissionais da educação têm que buscar meios (cursos de informática) para sanar essas dificuldades que impede o professor de estar falando a mesma língua com os alunos. Dessa forma, o professor estará apto a desenvolver um trabalho pautado nas exigências tecnológicas, em consonância com proposta do Projeto UCA, e a proposta pedagógica da escola, bem como trabalhar conteúdos com a realidade que os alunos estão inseridos.
          Assim espera-se que com o uso do laptop em sala de aula os professores desenvolvam um trabalho de qualidade e realmente inovador, possibilitando oportunidades de integração com novas tecnologias e desenvolvendo novas habilidades.



         

Trajetória do Programa UCA na Escola Estadual Joca Costa

          A partir do ano de 2008, quando houve adesão e lançamento do Projeto UCA pela Seduc, houve sensibilização da comunidade escolar e capacitação da equipe gestora; adaptação da estrutura física para instalação da rede lógica; eleição e capacitação dos monitores do UCA, para acompanhamento aos alunos na sala de aula e assim, possibilitar a implantação do referido projeto em 2010.  É notório que os  professores  tem   consciência que os alunos de hoje demandam novas abordagens e métodos de ensino para favorecer um aprendizagem significativa e prazerosa .Crianças e jovens são considerados nativos digitais bem diferentes dos profissionais que neste contexto são imigrantes e precisam apropriarem se dos mecanismos tecnológicos.Neste sentido a escola precisa ser um espaço de criação de cultura e deve agregar práticas inovadoras em seu fazer diário .Dai a necessidade de formação em equipe.Pensando assim a escola oferece oportunidade para que todos explorem as tecnologias analisando suas potencialidades, aprimorando sua aprendizagem, procurando refletir sua práxis buscando continuamente uma auto  formação.Com a chegada dos laptops na escola foi imprescindível a preparação do professor e demais profissionais .
      A partir deste ano  a formação dos profissionais acontece  na escola, através do ambiente e-proinfo.
            No ano de 2011, a escola implantou metodologias de ensino a serem desenvolvidas durante o ano, como resultado do estudo do módulo III do curso: resolução de problemas, Problematização e Projetos de Aprendizagem, utilizando os aplicativos dos  laptops  no  planejamento  e  execução  dessas  metodologias  em  sala  de  aulas  e  nos  projetos extraclasse.

               Agregado ao Projeto Político Pedagógico, espera-se em  2012  um maior suporte tecnológico, através da utilização dos aplicativos dos laptops, vinculadas ao planejamento dos professores e a formação continuada de toda equipe, utilizando os notebooks e laptops na gestão de sala de aula e nos diversos espaços da escola, em favor do currículo escolar.  Assim, os professores e alunos terão uma importante ferramenta de pesquisa, criação e socialização do conhecimento. Isso vai favorecer à comunidade escolar a inclusão digital, oferecendo oportunidades de integração com novas tecnologias e o desenvolvimento de novas habilidades e competências.
Com a implantação do projeto UCA, houve a modernização da gestão administrativa e pedagógica, instrumentalizando a equipe gestora e cada professor com um notebook e cada aluno com um laptop. Assim, a escola procurou garantir a formação continuada não somente  a nível técnico, mas fundamentalmente pedagógica, com orientação e acompanhamento especializado e específico, seguindo a proposta do PROGITEC entendendo que os professores precisam apropriar-se da tecnologia em função de seus interesses profissionais, para que possa situar-se, avaliar e planejar sua aplicação em aula. Como resultado da adesão ao referido projeto, passamos a ter aulas mais dinâmicas e interativas, professores e alunos pesquisadores, planejamentos com inserção das tecnologias digitais e divulgação dos projetos da escola em seu blog ( jocaucadno.blogspot.com). As aulas expositivas, o papel, as pesquisas de campo, os trabalhos de laboratórios, as consultas na web são recursos complementares, que são utilizados de maneira integrada e inteligente. Exatamente o oposto do que se faz na educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos. o Professor fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem. Para complementar esse trabalho, o laboratório de informática desenvolve projetos e ações, visando garantir o êxito da incorporação do recurso informático como instrumento útil para a atividade intelectual, criativa e profissional, tanto dos professores, como do alunado e da comunidade.
Durante a trajetória do programa UCA  enfrenta-se desafios como:  a troca do  diretor, coordenadora do UCA , rotatividade de professores , provocando descontinuidade da formação , tendo que recomeçar sempre, com dois grupos paralelos de formação inicial(novatos) e de sustentação (os que permaneceram).
Contudo, acredita-se que o resultado deste trabalho é fruto de uma equipe unida, comprometida, que acredita naquilo que faz e colabora positivamente para a melhoria da qualidade da educação na escola e no Estado. Portanto espera-se das instâncias superiores, o reconhecimento da

necessidade de tempo destinado à formação continuada dos profissionais em serviço.

Concepção de Currículo
          Entender o currículo como atividade interativa é assumí-lo como ente que comporta todas as experiências educativas, sob responsabilidade da escola. Implicitamente, essa perspectiva assume em última instância que o currículo é uma construção realizada entre professor e aluno, em geral na criação ativa de todos aqueles que direta ou indiretamente participam da vida da escola.
 Melhorar a qualidade da educação e da formação dos jovens que freqüentam o ensino fundamental é a principal finalidade da revisão curricular que se concretiza na Escola Estadual Joca Costa.
                   O computador, a internet, permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam experiências e informações entre si. Um texto que já tem varias coisas inclusas: som, imagem, animação, texto, tornando atrativo.
            A tecnologia, outrora restrita as aulas de informática, passa a fazer parte  do cotidiano de alunos e professores.
           No Brasil a grande maioria dos alunos não possui recursos tecnológicos avançados em casa e na escola, principalmente na escola pública.
           A escola precisa fazer a ponte continuamente entre a teoria e a prática, entre a realidade local ,nacional e internacional.
            A escola tradicional está organizada segundo tempos e espaços que são fixos e limitados ao ambiente escolar. A tecnologia, com o uso contínuo dos laptops, permite romper com essa concepção, uma vez que sua portabilidade possibilita o uso em outros ambientes dentro e fora da sala de aula. Além disso, essa mobilidade flexibiliza os tempos escolares, pois a aprendizagem pode se dar tanto no tempo formal da escola como em outros momentos do dia-a-dia dos educandos e educadores.
            Isso vai favorecer a comunidade escolar a inclusão digital, oferecendo oportunidades de integração com novas tecnologias e o desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Concepção de Tecnologias Agregadas ao Currículo Escolar

A educação é composta a partir de um processo histórico e culturalmente construído,  desse modo torna-se evidente a necessidade de se avaliar os pontos  fundamentais  na elaboração das novas propostas de ensino e aprendizagem, levando em consideração os avanços da ciência e da tecnologia pois esses  avanços apresentam  inúmeros desafios  e  exige do sistema educacional uma postura diferenciada, voltada para  a cultura digital, pois no contexto das diretrizes curriculares, com referência as tecnologias, dispõe:
 Capitulo II, § 3º A base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com disciplinas específicas para cada uma dessas partes, mas devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo que as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente a proposta curricular, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, imprimindo direção aos projetos político-pedagógicos.
            Considera-se então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da comunidade escolar resumindo a definição de currículo como um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação. Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. A interatividade se refere ao fato de que a experiência associada a necessidade escolar tem como resultado uma alteração no comportamento formal de educação.
        Portanto, o uso do termo interatividade na aplicação das tecnologias ao currículo tem como suporte a comunicação com os participantes garantindo o equilíbrio de projetos. A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de uma visão transformadora da escola e da sala de aula para que, desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que supra as necessidades educacionais de uma instituição de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um parâmetro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.
            Desse modo os governos estaduais e federais vêem trabalhando muito para  que as escolas possam integrar ao seu   projeto, ferramentas  que poderão inserir professores e alunos ao  mundo da comunicação informatizada. E, a partir desse pensamento de inclusão digital, surgiu o projeto UCA ( Um computador por aluno) no Tocantins.
            O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Tocantins, especificamente na Escola Estadual  Joca  Costa, além de integrar o sistema educacional  brasileiro ao novo modelo de sociedade – a sociedade  digital.

 Mobilidade nos Diversos Espaços da Escola
 Recreio legal


        Segundo o  PCN de Educação Física um dos objetivos da educação é ajudar as crianças a conviverem em grupo de maneira produtiva e de modo cooperativo. Para tanto é preciso proporcionar situações em que aprender a dialogar, ao ouvir o outro, ajudá - lo, pedir ajuda, trocar idéias e experiências, aproveitar criticas e sugestões sejam atitudes possíveis de serem exercidas.
       Dessa forma durante o recreio dirigido o laptop é utilizado pelos alunos que exploram os aplicativos lúdicos, jogos, câmera, filmagem. Quando brinca, a criança aprende e ensina sobre o mundo em que vive e inicia a sua relação com o mesmo. Através do jogo ,a criança satisfaz suas necessidades interiores pelo prazer e esforço espontâneo .Assim espera-se a realização de um recreio saudável ,diminuindo as brincadeiras violentas,as correrias e que contribua com o bem esta físico e emocional de todos. Com objetivo de promover a mobilidade dos laptops em diversos   espaços da escola. Sentimos esta necessidade  pois nos dias atuais as crianças estão cada vez mais focadas nos jogos eletrônicos nesta era digital em que vivemos, por este motivo procuramos trabalhar este projeto objetivando levar ao conhecimento das crianças formas diferentes de brincar, de forma divertida, saudável e criativa pois o jogar e o brincar são atos indispensáveis a saúde física, emocional e intelectual, pensando assim procuramos resgatar e valorizar as brincadeiras para muitos desconhecidas, para tanto cada professor trabalhou este resgate em sala de aula através de pesquisas,usando os aplicativos dos laptops, entrevistas com a família e comunidade local, que foram fotografadas e filmadas com os laptops, produções textuais, usando o kword e desenhos usando o tux paint, como forma de desenvolver a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-os para ser cidadãos capazes de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.


Alunos utilizando o laptop  no recreio dirigido explorando os aplicativos lúdicos.
 





















Laptop no Reforço, Atividades do Para Casa, Aula de Campo e Ensaios.

Com o intuito de melhorar a qualidade da aprendizagem  de nossos alunos, a equipe desta Unidade Escolar, propõe-se  a oferecer  aulas de reforço para os alunos que apresentam  dificuldades  na aprendizagem escolar.
          Sendo assim, o processo de ensino e aprendizagem, é o tema  central desta proposta cuja tônica  é contribuir  para que os alunos possam representar  melhor a realidade , comunicar seu pensamento  e estabelecer relações equilibradas  e satisfatórias.
          Nesse sentido, segundo DROVET (1990), considera-se  os conhecimentos  prévios  dos alunos, os quais determinam  a possibilidade  de aprender. Logo , o professor  levará em consideração tais conhecimentos  no momento  de elaborar  seu planejamento  e suas propostas  de atividades.
           Então, de acordo com os princípios construtivistas,  ao perceber que o aluno encontra dificuldades  referentes a aprendizagem ,   a equipe  escolar,  fez um levantamento desses alunos por turma e preparou atividades diversificadas de acordo as necessidades  percebidas.Junto com os  materiais pedagógicos os professores utilizam os aplicativos do laptop favorecendo uma aprendizagem significativa e atualizada.
       Para contribuir com a inclusão digital dos alunos e seus familiares, os professores planejam atividades para casa que serão desenvolvidas no laptop, possibilitando  um contado prolongado com essa ferramenta tecnológica.
Outra pratica freqüente  é o uso do laptop para fotografar ,filmar,desenhar,digitar,criar gráficos nas diferentes atividades da escola como:aula de campo,experiências ,intercambio,passeios culturais,entre outros.
Durante a preparação dos eventos o laptop é utilizado para que os alunos ensaiem em casa músicas, coreografias, facilitando a sua atuação.










Professores utilizam o laptop junto com materiais pedagógicos nas aulas de reforço.
 

Outra prática freqüente é a utilização dos laptops nas aulas de campo.
 

 










Alunos realizando atividades no laptop juntamente com os pais.
 
 














Considerações Finais
Percebe-se que no campo pedagógicas muitas mudanças permeiam os espaços escolares. Na Escola Estadual Joca Costa, com a inserção do programa UCA, o laptop vem auxiliando as atividades curriculares desenvolvidas pelos professores. Quando há valorização por parte da escola do caráter lúdico e educativo dos aplicativos, jogos, é que o ambiente escolar se torna adequado ao desenvolvimento da criança.
Assim com o auxilio da tecnologia, como um apoio importante e globalizado, a escola tem a possibilidade de realizar com sucesso, uma educação que contribua para a formação de cidadãos conscientes, participativos e integrados com os avanços atuais. 


           
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL JOCA COSTA ;
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VIEIRA, Edna de Jesus. Artigo. Formação do UCA, na Escola Estadual Joca Costa: da implantação à prática pedagógica com os laptops Classmate; PC ( 2010-2012);Dianópolis – TO.


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ALMEIDA, Fernando José de. ALMEIDA, Maria Elizabeth B.B. de.  Liderança, Gestão e Tecnologias: Para a melhoria da educação no Brasil. PUC, Microsoft – São Paulo, 2006.
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REVISTA GESTÃO EM REDE: Escola de qualidade se faz assim; Consed: Conselho Nacional de Educação; nº 85, maio, 2008.


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