quinta-feira, 26 de abril de 2012

Concepção de tecnologias agregadas ao currículo escolar


Concepção de tecnologias agregadas ao currículo escolar





A nossa educação é  composta  a partir de um processo histórico e culturalmente   construído,  desse modo torna-se evidente a necessidade de se avaliar os pontos  fundamentais  na elaboração das novas propostas de ensino e aprendizagem, levando em consideração os avanços da ciência e da tecnologia pois esses  avanços apresentam  inúmeros desafios  e  exige do sistema educacional uma postura diferenciada, voltada para  a cultura digital.

            O currículo é um elemento que dirige as práticas educacionais, a partir do instante em que se elaboram os critérios para uma elaboração de prática escolar desde o tema proposto, a justificativa e os objetivos que vão dar ênfase ao propósito de um projeto, até a sua avaliação e conclusão. Considera-se então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da comunidade escolar resumindo a definição de currículo como um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação. Os avanços na tecnologia da informação possibilitam o envolvimento de aspectos que permitem a resolução de problemas enfrentados nas escolas. Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaborão de projetos. A interatividade se refere ao fato de que a experiência associada a necessidade escolar tem como resultado uma alteração no comportamento formal de educação. Portanto, o uso do termo interatividade na aplicação das tecnologias ao currículo tem como suporte a comunicação com os participantes garantindo o equilíbrio de projetos. A integração das tecnologias ao currículo se estabelece através de um a visão transformadora da escola e da sala de aula para que desenvolvendo um espaço de experiência, ensino e aprendizado de forma eficaz, possa ter um resultado que supre as necessidades educacionais de uma instituição de ensino. O desafio nesse processo está na criação de um pametro de educação que esteja aberto para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao currículo, metodologias de ensino e formas de atuação dos educadores considerando as contribuições que as tecnologias proporcionam para a realização de um trabalho.
            Desse modo os governos estaduais e federais vêem trabalhando muito para  que as escolas possam integrar ao seu   projeto ferramentas  que poderão inserir professores e alunos ao  mundo da comunicação informatizada. E, a partir desse pensamento de inclusão digital, surgiu o projeto UCA ( Um computador por aluno).
            O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Tocantins, especificamente na Escola Joca  Costa, além de integrar o sistema educacional  brasileiro ao novo modelo de sociedade – a sociedade  digital.
Nesse sentido, no ano de 2011,  a escola  implantou as  metodologias de  ensino:  resolução de problemas,   Problematização  e  Projetos  de   Aprendizagem ,    utilizando  os  aplicativos  dos  laptops  no  planejamento  e  execução  dessas  metodologias  em  sala  de  aulas  e  nos  projetos extraclasse.


                                                                                                          Odair José

2 comentários:

  1. Olá Odair,

    Fico feliz de ver você colocando emprática o nosso aprendizado da formação na escola. Parabéns!
    Edna

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  2. Olá Odair,
    Penso que a teoria pode ser vinculada a prática, seja qual for o projeto de cada professor. As tecnologias podem ser ferramentas preciosas nesse processo, não é mesmo? Veja como os aplicativos dos laptops podem fortalecer o trabalho de vocês.

    Sucesso!
    Edna

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